A série de Rishikesh

Trata-se de uma sequência de asanas criado por Swami Shivananda (1854-1934). Esta série permite contemplar o equilíbrio necessário entre as asanas para manter o corpo são, por um lado, e, por outro, permitir a movimentação equilibrada da energia vital (prana) através dos chakras. O objectivo da série é fazer circular a energia, partindo do estímulo dos chakras superiores (sahasrara ou chakra da coroa), com a execução de Shirsasana, terminando com o chakra da raiz (muladhara).
O efeito profundo de cada postura obtém-se mantendo-a estática por algum tempo. No início deve manter-se apenas por alguns segundos, e com o tempo e a prática pode-se ir aumentando o tempo de permanência no asana. O índice básico do tempo a manter mede-se pela comodidade na postura, ou seja, o asana deve permitir uma respiração lenta e profunda, sem deixar de sentir conforto. A progressão deve ser lenta e respeitar os limites do corpo e nunca se deve forçar uma postura.
Se, por um lado se deve ter um adequado relaxamento físico durante a postura, por outro, a mente deve estar perfeitamente presente e consciente do corpo, das sensações cenestésicas e da respiração.
Na sequência de Rishikesh, entre cada postura deve-se intercalar com Savasana durante 1 ou 2 minutos.

Começamos com um relaxamento de 5 minutos em Sukasana, tomando consciência do nosso corpo, relaxando todos os músculos, fixando a mente na respiração e libertando os nossos pensamentos mundanos.

Repetimos o mantra Om 3 vezes.

Executa-se um exercício respiratório (pranayama), tal como Kapalabhati.

Surya Namaskar no início da sequência de Rishikesh permite um aquecimento e alongamento do corpo, preparando-o para a prática com uma atitude mental adequada. É feito 6 vezes, seguido de 1 ou 2 minutos em Savasana.

A sequência começa com Sirsasana, para que o sangue circule mais rapidamente até à cabeça.
Esta postura requer equilíbrio e resistência abdominal e lombar. Se te sentes pouco confiante, pratica junto a uma parede ou começa na postura a seguir.

Em Sarvangasana regulamos a tiróide através da flexão dos músculos cervicais e do pescoço.

Halasana permite a distensão de toda a parte posterior da coluna.

Mathsyasana trabalha a contra-postura, com o descanso dos ombros.

Os músculos da zona lombar, abdominal e pernas são accionados com Paschimottanasana.


Com Bhujangasana trabalhamos a parte superior da coluna.

Salabhasana trabalha a parte inferior da coluna, tonificando os músculos dorsais.


Dhanurasana junta as duas posturas anteriores permitindo uma profunda massagem abdominal.


Com a torção vertebral em Ardha Matsyendrasana damos flexibilidade a todas as vértebras e coluna, sendo um excelente estimulante do sistema nervoso.


Padangusthasana permite novamente uma flexão de toda a coluna, com um aumento da circulação para a cabeça.


A sequência termina com Trikonasana que permite uma flexão lateral da coluna, dando-lhe flexibilidade e vitalidade.


Relaxamos em Savasana durante 5 minutos, mantendo a mente num completo estado de alerta, relaxando cada músculo, com a mente serena,a respiração suave e profunda, sempre pelo nariz. Tomamos consciência dos efeitos da prática, reintegrando a energia no nosso sistema nervoso.

Terminamos a sessão com 5 minutos de meditação em posição sentada, concentrando a mente num ponto situado no terceiro olho ou no coração, com a mente serena e atenta.

Para finalizar repetimos 3 vezes o mantra Om.