Sri Swami Sivananda Saraswati Maharaj (1887 – 1963)

Graças ao seu trabalho, muitas pessoas conheceram a Sivananda, tendo escrito o best seller  The Complete Illustrated Book of Yoga” em 1960. Esta obra foi fundamental ao trazer a prática do que hoje se conhece como Sivananda Yoga em todo o mundo. Vishnudevananda popularizou uma sequência de doze asanas principais que eram praticados Rishikesh, aliadas a técnicas de pranayama, relaxamento, alimentação vegetariana e meditação.

Em sua imensa obra literária (mais de duzentos volumes), Swami Sivananda resgatou aspectos até então mantidos secretos da prática do Hatha Yoga e do Raja Yoga de Patanjali. Nos seus primeiros livros como a “Prática do Yoga” fazia questão de escrevê-los como verdadeiros manuais práticos, tornando-os acessíveis ao grande público e não apenas a elite intelectual da época.

No famoso livreto “Thought Power” –O Poder do Pensamento- ele nos diz:

“Todo impulso da mente, todo pensamento é transmitido às células. Estas se vêem extraordinariamente influenciadas pelas distintas condições ou estados mentais. Se há confusão, depressão e outros pensamentos ou emoções negativas na mente, estes são telegraficamente transmitidos através do sistema nervoso a todas as células do corpo. O pensamento é um poder vital, vivo e dinâmico, a força mais vital, sutil e irresistível que existe no universo.”

Por Gopala

Paz

Sem comentários:

Enviar um comentário