O meu horóscopo hindu

Thula – nascidos entre 18/10 a 16/11

Deus regente: Sukra (associado ao planeta Vênus)

Pedra: Quartzo rosa e diamante

Cores: Prateado, laranja, branco e vermelho

Números: 7, 25, 214

Palavra-chave: Harmonia

PERSONALIDADE: Adora trocar idéias com as pessoas. Seus pressentimentos quase sempre se revelam corretos. Deve controlar a tendência a se vingar de quem a magoa.

COMO SE COMPORTA NO AMOR: Afetuosa, costuma colecionar envolvimentos amorosos e gosta de estar sempre bem-arrumada para agradar o parceiro. Às vezes, se apaixona rapidamente, para se desinteressar da pessoa logo em seguida.

COM QUEM COMBINA: Sente-se atraída por nativos de Dhanus, Khumbha, Mesha e Shimha. Os parceiros ideais para relacionamentos mais duradouros são os dos signos de Vrishabha, Mithuna, Kanya, Makara e Khumbha.

PLANETA REGENTE: Shukra (Vênus)

DEUS PROTETOR: Lakshmi, a deusa da prosperidade e da beleza.

DIAS DA SEMANA FAVORÁVEIS: Segunda, quarta, sexta e sábado

Áreas em que mais se destaca: Decoração, arte dramática, secretariado, paisagismo, sociologia, diplomacia, produção de moda, fotografia, advocacia, comércio, desenho industrial.

Na mitologia hindu, Sukra, regente de Tula, é o instrutor de demônios. Ele se opôs a Brihaspati, o instrutor dos deuses, e atraiu a ira dos senhores do mundo. Mas se livrou de ser cruelmente castigado, pois os deuses perceberam que ele havia agido de coração puro.

A pureza, aliás, é uma das marcas da personalidade do nativo de Tula, que está sempre disposto a acreditar nas boas intenções das outras pessoas e não consegue agir de maneira maliciosa.

Com esse temperamento confiante e sincero, porém, a pessoa nascida sob o signo de Tula acaba sendo vítima de gente mal-intencionada, que se aproveita da sua disposição para ajudar e servir. Então, desiludida, ela pensa em se isolar e fechar seu coração para o amor e para os amigos. Mas essa depressão não costuma durar muito tempo: a alma alegre do nativo de Tula logo rejeita o desânimo e foge dele.

O nativo de Tula é amoroso, elegante e cheio de charme.

A mulher de Tula se interessa por todo tipo de arte. Em geral, tem talento para dança e as artes plásticas. Desenhar, pintar e ouvir música são alguns dos seus passatempos favoritos. Muito vaidosa, ela gosta de cuidar dos cabelos e de usar roupas bonitas e perfumes de boa qualidade.

 

signo do Alves

signo da mãe

Swami Satchidananda (1914-2002)

File:SatchidanandaSwitzerland.jpg

Discípulo de Sri Swami Sivanandaji Maharaj de Rishikesh, Himalayas. Estudou com outros santos e sages tais como Sri Ramana Maharshi ou Sri Aurobindo.

Ele foi um exemplo vivo dos ensinamentos e objetivos do Yoga Integral. Não limitado a nenhuma organização religiosa ou país, Sri Gurudev, nome pelo qual também é conhecido, recebia convite de todas as partes do mundo para falar sobre como alcançar a Paz - no sentido Individual e Mundial - e unir pessoas em encontros. É autor dos livros “Integral Yoga Hatha”( edições em inglês e francês), “To know Your Self”, “The Yoga Sutra of Patanjali” (também em português), “The Living Gita”, além de outros.

“Todo ser humano anseia por felicidade verdadeira e duradoura. O caminho ou maneira que ele utiliza para encontrá-la varia de acordo com o nível de crescimento individual de cada um. Você pode lutar para conseguir ser feliz e satisfazer os seus desejos nos níveis físico, emocional e intelectual de sua personalidade. Essa experiência irá ensinar-lhe o que sábios e santos tem ensinado há milênios: que a felicidade verdadeira e duradoura só pode ser obtida através do conhecimento da origem de toda vida. Isto tem sido denominado como Self, Natureza, Deus, Brahman, Consciência Cósmica, Infinito, Nirvana, entre outros. Uma vez que isso é infinito, só pode ser experienciado quando o indivíduo cresce além de sua personalidade limitada.”

 

Paz

Os efeitos terapêuticos das asanas

As asanas actuam favoravelmente em todas as estruturas do ser humano, sendo que os principais benefícios são:
http://www.yoga.julianpersonaltrainer.com/Index.html#Efectos

Especificidade das asanas:
Sirshasana
Sarvangasana
Halasana
Sethubandhasana
Matsyasana
Paschimothanasana
Bhujangasana
Salabhasana
Dhanurasana
Ardhamatsyendrasana
Kakasana
Mayurasana
Vrikshasana
Trikonasana
Padahasthasana
Shavasana

Sri Tirumalai Krishnamacharya (1888-1989)


Krishnamacharya foi um mestre de yoga, estudioso e conhecedor de práticas ayurvédicas. Conhecido como o “pai” do yoga moderno, é da sua autoria a introdução do vinyasa como combinação da respiração com as posturas e sua interligações. Para ele, o yoga deve ser apropriado para cada indivíduo.
Alguns alunos de  Krishnamacharya incluem muitos nomes sonantes no ensino do yoga moderno: o seu próprio filho T.K.V. Desikachar (1938), o seu cunhado B.K.S. Iyengar (b. 1918), Indra Devi (1900-2002), K. Pattabhi Jois (1915-2009) e A. G. Mohan (1945).








Paz

Sri Swami Sivananda Saraswati Maharaj (1887 – 1963)

Graças ao seu trabalho, muitas pessoas conheceram a Sivananda, tendo escrito o best seller  The Complete Illustrated Book of Yoga” em 1960. Esta obra foi fundamental ao trazer a prática do que hoje se conhece como Sivananda Yoga em todo o mundo. Vishnudevananda popularizou uma sequência de doze asanas principais que eram praticados Rishikesh, aliadas a técnicas de pranayama, relaxamento, alimentação vegetariana e meditação.

Em sua imensa obra literária (mais de duzentos volumes), Swami Sivananda resgatou aspectos até então mantidos secretos da prática do Hatha Yoga e do Raja Yoga de Patanjali. Nos seus primeiros livros como a “Prática do Yoga” fazia questão de escrevê-los como verdadeiros manuais práticos, tornando-os acessíveis ao grande público e não apenas a elite intelectual da época.

No famoso livreto “Thought Power” –O Poder do Pensamento- ele nos diz:

“Todo impulso da mente, todo pensamento é transmitido às células. Estas se vêem extraordinariamente influenciadas pelas distintas condições ou estados mentais. Se há confusão, depressão e outros pensamentos ou emoções negativas na mente, estes são telegraficamente transmitidos através do sistema nervoso a todas as células do corpo. O pensamento é um poder vital, vivo e dinâmico, a força mais vital, sutil e irresistível que existe no universo.”

Por Gopala

Paz

A série de Rishikesh

Trata-se de uma sequência de asanas criado por Swami Shivananda (1854-1934). Esta série permite contemplar o equilíbrio necessário entre as asanas para manter o corpo são, por um lado, e, por outro, permitir a movimentação equilibrada da energia vital (prana) através dos chakras. O objectivo da série é fazer circular a energia, partindo do estímulo dos chakras superiores (sahasrara ou chakra da coroa), com a execução de Shirsasana, terminando com o chakra da raiz (muladhara).
O efeito profundo de cada postura obtém-se mantendo-a estática por algum tempo. No início deve manter-se apenas por alguns segundos, e com o tempo e a prática pode-se ir aumentando o tempo de permanência no asana. O índice básico do tempo a manter mede-se pela comodidade na postura, ou seja, o asana deve permitir uma respiração lenta e profunda, sem deixar de sentir conforto. A progressão deve ser lenta e respeitar os limites do corpo e nunca se deve forçar uma postura.
Se, por um lado se deve ter um adequado relaxamento físico durante a postura, por outro, a mente deve estar perfeitamente presente e consciente do corpo, das sensações cenestésicas e da respiração.
Na sequência de Rishikesh, entre cada postura deve-se intercalar com Savasana durante 1 ou 2 minutos.

Começamos com um relaxamento de 5 minutos em Sukasana, tomando consciência do nosso corpo, relaxando todos os músculos, fixando a mente na respiração e libertando os nossos pensamentos mundanos.

Repetimos o mantra Om 3 vezes.

Executa-se um exercício respiratório (pranayama), tal como Kapalabhati.

Surya Namaskar no início da sequência de Rishikesh permite um aquecimento e alongamento do corpo, preparando-o para a prática com uma atitude mental adequada. É feito 6 vezes, seguido de 1 ou 2 minutos em Savasana.

A sequência começa com Sirsasana, para que o sangue circule mais rapidamente até à cabeça.
Esta postura requer equilíbrio e resistência abdominal e lombar. Se te sentes pouco confiante, pratica junto a uma parede ou começa na postura a seguir.

Em Sarvangasana regulamos a tiróide através da flexão dos músculos cervicais e do pescoço.

Halasana permite a distensão de toda a parte posterior da coluna.

Mathsyasana trabalha a contra-postura, com o descanso dos ombros.

Os músculos da zona lombar, abdominal e pernas são accionados com Paschimottanasana.


Com Bhujangasana trabalhamos a parte superior da coluna.

Salabhasana trabalha a parte inferior da coluna, tonificando os músculos dorsais.


Dhanurasana junta as duas posturas anteriores permitindo uma profunda massagem abdominal.


Com a torção vertebral em Ardha Matsyendrasana damos flexibilidade a todas as vértebras e coluna, sendo um excelente estimulante do sistema nervoso.


Padangusthasana permite novamente uma flexão de toda a coluna, com um aumento da circulação para a cabeça.


A sequência termina com Trikonasana que permite uma flexão lateral da coluna, dando-lhe flexibilidade e vitalidade.


Relaxamos em Savasana durante 5 minutos, mantendo a mente num completo estado de alerta, relaxando cada músculo, com a mente serena,a respiração suave e profunda, sempre pelo nariz. Tomamos consciência dos efeitos da prática, reintegrando a energia no nosso sistema nervoso.

Terminamos a sessão com 5 minutos de meditação em posição sentada, concentrando a mente num ponto situado no terceiro olho ou no coração, com a mente serena e atenta.

Para finalizar repetimos 3 vezes o mantra Om.