Lakshmi

Lakshmi_É uma divindade do hinduísmo, esposa do deus Vishnu, o sustentador do universo na religião hindu. É personificação da beleza, da fartura, da generosidade e principalmente da riqueza e da fortuna. A deusa é sempre invocada para amor, fartura, riqueza e poder. É o principal símbolo da potência feminina, sendo reconhecida por sua eterna juventude e formosura.

Pode ser vista sentada sobre uma flor de lótus ou segurando flores de lótus nas mãos, e um cântaro que jorra moedas de ouro. Geralmente atribui-se a Lakshmi o símbolo da suástica, que representa vitória e sucesso. Apadma é o nome dado a Lakshmi, quando representada sem o lótus, ao sair do Oceano.

Krishna

A palavra em sânscrito kṛṣṇa é essencialmente um adjetivo que significa "negro", "azul" ou "azul-escuro". Como um substantivo feminino, kṛṣṇa é usado no sentido de "noite", "escuridão" no Rigveda. Krishna é a personificação de Deus que significa “o todo atraente”, a Verdade absoluta.

Embora haja diferenças nas concepções da identidade de Krishna e nos detalhes de sua biografia, alguns aspectos básicos são compartilhados por todas as tradições. Estes incluem um nascimento milagroso, uma infância e juventude pastoris, e a vida como príncipe, amante, guerreiro e mestre espiritual. As principais Escrituras que discutem a história de Krishna são o Mahabharata, o Harivamsa, o Bhagavata Purana e o Vishnu Purana. Nas tradições filosóficas e teológicas Krishna é como um deus do panteão hindu, como uma encarnação de Vishnu ou ainda como a forma original e suprema de Deus. Krishna é o oitavo avatar de Vishnu.

Segundo os textos da escola vedanta (Vedanta-darshana), a manifestação de Govinda, Krishna, deu-se há aproximadamente 5.100 anos atrás, em Mâthura, na Índia, cidade que ainda hoje é um importante centro de peregrinação situada próxima a Nova Delhi, no estado de Uttar Pradesh. No Bhagavad-gîtâ é dito que a Suprema Personalidade de Deus, Krishna, aparece pessoalmente quando há um declínio da religião no planeta Terra e também para a redenção do Universo (Bg.4.7). Dessa forma, há muito tempo atrás, a deusa Bhumi (a mãe-Terra personificada), preocupada com o crescente poder militar dos demónios (materialistas) orou para o Criador deste Universo, o Senhor Brahma, em busca de alívio, pois eles poderiam destruir todo o planeta.

Brahma

Brahma_É o primeiro deus da Trimúrti, a trindade do hinduísmo (os outros são Vishnu e Shiva). Brhama é considerado pelos hindus a representação da força criadora activa no universo. A visão de universo pelos hindus é cíclica. Depois do universo ser destruído por Shiva, Vishnu encontra-se a dormir, flutuando no oceano primordial. Quando o próximo universo está para ser criado, Brahma aparece montado numa flor de lótus brotada do umbigo de Vishnu e recria todo o universo.

Depois de Brahma criar o universo, ele permanece em existência por um dia de Brama (equivalente a 4.320.000.000 anos no calendário hindu). Quando Brahma vai dormir, após o fim do dia, o mundo e tudo que nele existe é consumido pelo fogo. Quando ele acorda de novo, ele recomeça a criação, e assim sucessivamente, até que se completem 100 anos de Brahma.

É representado com quatro cabeças, mas, originalmente, era representado com cinco. De acordo com os mitos, ele possuía apenas uma cabeça. Depois de cortar uma parte do seu próprio corpo, Brahma criou dela uma mulher, chamada Satrupa, também chamada de Sarasvati (Deusa da Sabedoria). Quando Brahma viu sua criação, ele logo se apaixonou por ela e já não conseguia tirar os olhos da sua beleza. Esta ficou envergonhada e tentou esquivar-se dos olhares de Brahma movendo-se para todos os lados. Para poder vê-la onde quer que fosse, Brahma criou mais três cabeças, uma à esquerda, outra à direita e outra logo atrás da original. Então Satrupa voou até o alto do céu, fazendo com que Brahma criasse uma quinta cabeça para poder olhar para cima. Da união de Brahma e Satrupa, nasceu Suayambhuva Manu, o pai de todos os humanos. Nas escrituras, é mencionado que a quinta cabeça foi eliminada por BrahmaShiva. Brahma falou desrespeitosamente de Shiva, que abriu o seu terceiro olho e queimou a quinta cabeça de Brahma.

Brahma tem oito braços e nas mãos segura uma flor de lótus, o seu cetro, uma colher, um rosário, um vaso contendo água benta e os Vedas. O veículo de Brahma é o cisne Hans-Vahana, o símbolo do conhecimento.

Na Índia este deus é pouco adorado pois, na visão hindu, ele já desempenhou a sua função, depois de ter criado o universo. As lendas sobre Brahma não são tantas nem tão ricas quanto as de Vishnu e Shiva. Para estes deuses, existem incontáveis templos de adoração, mas para Brahma apenas um, que fica no lago Pushkar, em Ajmer.

Vishnu

VishnuJuntamente com Shiva e Brahma, forma a trimúrti, a trindade hindu, na qual Vishnu é o deus responsável pela manutenção do universo. A esposa de Vishnu é a deusa Laxmi, deusa da prosperidade e sorte, que o acompanha, encarnado na terra, como esposa de seus avatares. Seu veículo é Garuda, a águia gigante. Vishnu tem uma forte relação com a água (Nara), tanto que um de seus nomes é Narayana, aquele que flutua sobre as águas.

Ele é representado ao lado de uma Serpente com muitas cabeças. Do seu umbigo, nasce uma flor de Lótus da qual emerge Brama, o deus criador do universo. Nas representações comuns de Vishnu, ele aparece flutuando sobre ondas em cima das costas de um deus-serpente chamado Shesh Nag, ou flutuando sobre as ondas. Nas quatro mãos segura os seus atributos divinos: uma concha (ou Pantchdjanya. Possui todos os cinco elementos da criação: ar, fogo, água, terra e éter. Quando se sopra nessa concha, pode-se ouvir o som que deu origem a todo o universo, o Om), um disco de energia (ou Sudarshana. Representa o controle dos seis sentimentos, servindo de arma para cortar a cabeça de qualquer demónio), um lótus (Padma. É o símbolo da pureza e representa a Verdade por trás da ilusão) e um cajado (Kaumodaki que representa a força da qual toda a força física e mental do universo são derivadas).

Segundo o hinduísmo, Vishnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas avatares, que podem ser humanas, animais ou uma combinação dos dois. Todos esses avatares aparecem ao mundo, quando um grande mal ameaça a Terra; no total, existem dez avatares de Vishnu, dos quais nove já se manifestaram no nosso mundo. Os mais conhecidos são:

 

Paz

Shiva

shivaTambém conhecido como MAHADEVA, o supremo dos deuses, um dos três principais deuses do panteão hindu, SHIVA é o deus da renovação. As vezes é visto como NATARAJA – o deus das artes e das danças, o dançarino cósmico, bem como o senhor das artes marciais e o protetor dos animais. Numa de suas mãos ele carrega um pequeno tambor que anuncia a criação e noutra, o fogo da renovação. Sua mão estendida representa sua força superior e o pé levantado simboliza a libertação. Dança sobre um demónio que representa a escuridão e o mal, pelo que está acima da ignorância e de todo mal. No seu braço direito há uma serpente demonstrando que Shiva domina todas as riquezas naturais. Possui um terceiro olho que sempre permanece fechado, pois no momento em que o abrir, toda a criação será incinerada pelo calor abrasivo do fogo da renovação. As lendas dizem que o rio Ganges nasce da sua cabeça.
Shiva é o controlador de toda a ira e é conhecido por sua imensa benevolência e misericórdia, concedendo-a a todos facilmente. Às vezes ele é encontrado num estado de meditação, demonstrando que é o deus da Yoga. Shiva  o senhor de DURGA – a deusa da natureza material – e é transcedental a qualquer desejo ou ilusão material . Ele é o pai de Ganesha – o deus da boa sorte e prosperidade. De acordo com as escrituras Védicas, Shiva  o símbolo máximo da potência masculina. Dizem os orientais que Shiva rotege a casa dos seus seguidores de todos os tipos de males.

Segundo a tradição hindu, Varanasi é a cidade de Shiva e aí quem for cremado nas margem do rio Ganges é libertado do ciclo do nascimento e renascimento. Shiva concede-lhes a libertação (moksha), dando por cumpridas as suas missões .

Prática #8

Surya Namascar A e B

Eka Pada Adho Mukha SvanasanaEka Pada Adho Mukha Svanasana_variaçãoVirabhadrasana IVirabhadrasana II

imageimageutthita urdhva ekapadasanaParshvottanasanaanjaneyasanaanjaneyasana_variação baixaAdho Mukha Svanasana

Repetir para a outra perna

kakasanaimageimageimageAPANASANAimageimageimageMathsyasanaBhujangasanaSalabhasanaDhanurasana_2ardha_matsyendrasanaChin MudraShirsasanaimageimage