Cabelo comprido e saudável

Dicas Ayurvédicas

Para que o cabelo possa crescer longo, de forma cuidada e saudável, é fundamental ter hábitos alimentares correctos e diversificados, pois a absorção das vitaminas pelo cabelo é mais efetiva através dos alimentos. Eis algumas das principais vitaminas que os cabelos precisam:

Antioxidantes

Os antioxidantes são as vitaminas A, C e E que podem ajudar a evitar a queda de cabelo e ainda a estimular o crescimento do cabelo. A função principal é ajudar a eliminar as toxinas do organismo bem como estimular o melhor trabalho do sistema imunológico.

Vitamina A: agrião, couve, espinafre, ovos, fígado, cenoura, manga entre outros.

Vitamina C: abacaxi, acerola, caju, morangos, pimentão, cebola, alho, alface entre outros.

Vitamina E: nozes, semente de girassol, peixe, vegetais de folhas verde, leite de cabra entre outros.

 

Zinco

A deficiência em Zinco pode acarretar em problemas no couro cabeludo, pelo contrário quem consome esse nutriente na sua dieta com frequência tem a possibilidade de observar a reversão de muitos danos no couro cabeludo. A falta de Zinco afeta outras áreas da vida como, por exemplo, o desejo sexual. Os alimentos ricos em Zinco são as carnes de frango, peixe e vermelha, grãos integrais, tubérculos, castanhas entre outros.

 

Proteína

A proteína é um dos componentes mais importantes do cabelo, pois ele compõe cerca de 90% da estrutura dos fios juntamente com vitaminas do Complexo B, e são uma das principais vitaminas que dá força e resistência ao cabelo. Os alimentos fonte de proteína são pães integrais, carnes brancas, de peixe e vermelha, queijos, legumes, leite e seus derivados, feijão, soja entre outros.

 

Ferro

A falta de ferro no seu organismo pode ser bastante prejudicial, além de causar anemia, pode contribuir para a queda capilar. Aliás, quem tem falta de ferro pode ter queda de cabelo acentuada. É possível encontrar ferro em alimentos como peixe, beterraba, feijão, lentilha, ervilha, folhas escuras como brócolos, couve, agrião e em fígado de boi.

 

As Vitaminas do Complexo B

Basicamente a vitamina B tem como função garantir que o corpo de uma forma geral funcione bem, pois ela está envolvida em processos importantes como o de formação de células sanguíneas, crescimento celular, consumo de energia, equilíbrio de variações de humor, saúde da pele, regulação do apetite entre outros.

Vitamina H: faz parte do Complexo B e ajuda a fortalecer as madeixas além contribuir para evitar o aparecimento dos incômodos fios brancos. Para encontrar essa vitamina nos alimentos a dica é incluir na sua dieta gema e leite.

Vitamina B6: os benefícios desta vitamina são muito amplos e regulam de forma geral o funcionamento do organismo equilibrando especialmente a forma como gere o consumo energético. A vitamina B6 melhora o crescimento do cabelo. As principais fontes alimentares de vitamina B6 são os cereais, as carnes, as frutas e as verduras.

Vitamina B12: desempenha um papel vital em vários processos diferentes do corpo e uma escassez de pode resultar em perda de cabelo, bem como vários tipos diferentes de anemia. B12 é usado na formação de DNA, bem como a criação de células vermelhas do sangue que fornecem o oxigénio para todos os órgãos vitais do corpo. Está ligado à proteína nos alimentos e é libertado durante o processo de digestão. Actua nos folículos para reproduzir os fios capilares fazer crescer o cabelo eficazmente. Algumas da principais fontes de vitamina B12 são a carne de porco, leite, ovos e derivados, peixe (truta, salmão, atum), fígado, ostras, manteiga (ghee, preferencialmente).

Vitamina B5: A vitamina B5 atua nos folículos dos fios evitando que os fios se desprendam e comecem a cair. Quando existe falta de vitamina B5 (Ácido Pantotênico) o cabelo pode começar a cair, pois esse mineral é essencial para manter a boa saúde do couro cabeludo. Além disso, a deficiência desse mineral pode acarretar em outros problemas como prisão de ventre e doenças. As fonte de vitamina B5 são milho, leites, carne de frango e fígado, ovos, abacate e cereais.

 

Truques e receitas

Shampoos caseiros:

  • 1 banana; 1 ovo; 3 colheres de leite; 3 colheres de mel. Desfazer e misturar bem. Aplicar no cabelo e couro cabeludo e deixar repousar durante 30 minutos. Lavar normalmente.
  • 2 ovos; 5 colheres de azeite virgem. Misturar bem, aplicar no cabelo e couro cabeludo e repousar durante 30 minutos. Lavar normalmente.

Nutrir a pontas com óleo de coco, de amêndoa ou qualquer outro óleo de origem vegetal.

 

om (2)