Alimentação Ayurveda

O alimento tem uma conexão íntima e directa com a mente e desempenha uma parte vital na sua formação e manutenção. Como a qualidade da mente depende da qualidade do alimento ingerido, é fundamental apostar numa alimentação sátvica (sattva=harmonia) que acalma a mente. Já os alimentos rajásicos (rajas=movimento) excitam a mente.. É muito difícil controlar a mente após uma refeição pesada ou sob efeito de álcool ou drogas. A mente corre, vagueia e salta como um macaco, numa agitação constante.

O alimento desempenha um papel importante na meditação. Para se conseguir melhores resultados na meditação, os alimentos devem ser leves, sátvicos e nutritivos, tais como alimentos crus (fruta, mel, frutos secos, vegetais, legumes germinados, tubérculos, raízes e sementes, azeite e ghee).


A medicina Ayurvédica tem por base filosófica o sistema Samkhya que afirma que tudo no universo provém de 5 elementos  básicos da natureza (éter, ar, fogo, água e terra), incluindo o corpo humano, que além de matéria também é buddhi – descernimento, ahamkara – ego e manas - mente. Quando algum dos elementos está em desequilíbrio no corpo, inicia-se o processo de doença. No ser humano, estes elementos agrupam-se aos pares para formar os Doshas (humores biológicos) que actuam na psicofisiologia e, quando em desequilíbrio, potenciam a instabilidade e a desarmonia.

Não sabes o teu dosha? Faz o teste aqui



As funções básicas dos doshas podem ser resumidas desta forma: o dosha Vata é o princípio dominante no corpo que controla o movimento; o dosha Pitta controla o metabolismo e a digestão; e o dosha Kapha é responsável pela estrutura física e o equilíbrio dos fluidos.

Para além dos 5 elementos e dos biotipos (doshas), a Ayurveda também enfatiza a importância da temperatura, dos 6 sabores (doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente) e os efeitos digestivos e pós-digestivos dos alimentos, para a recuperação e manutenção da saúde em geral.

Como empratar de acordo com o Ayurveda Dosha

VATA
Deve consumir estes vegetais cozidos, Espargos, Beterraba, Cenoura, Pepino, Alho, Feijão, Quiabo, Cebola, Batata Doce, Rabanete, Curgete, Abóbora e Feijão Verde.
Não deve consumir vegetais crús, congelados ou secos, Bróculos, Couve-de-Bruxelas, Repolho, Couve-Flôr, Aipo, Beringela, Alface, Cogumelos, Cebola, Salsa, Milho, Batata Branca, Espinafre, Tomate, Alcachofra e Ervilha.

PITTA
Deve consumir estes vegetais doces e amargos cozidos, Espargos, Bróculos, Couve-de-Bruxelas, Repolho, Pepino, Couve-Flôr, Aipo, Feijão Verde, Alface, Cogumelos, Quiabo, Ervilha, Salsa, Batata e Curgete.
Não deve consumir vegetais picantes, Beterraba, Cenoura, Beringela, Cebola, Alho, Pimentas, Rabanete, Espinafre e Tomate.

KAPHA
Deve consumir estes vegetais picantes e amargos, Alcachofra, Espargos, Bróculos, Beterraba, Cenoura, Couve-de-Bruxelas, Couve-Flôr, Repolho, Beringelas, Aipo, Alho, Feijão Verde, Alface, Cogumelos, Quiabo, Ervilha, Salsa, Cebola, Batata Branca, Rabanete e Espinafre.
Não deve consumir vegetais doces e suculentos, Pepino, Batata Doce, Tomate, Curgete e Azeitona.