Pranayama

O que é pranayama?

É a respiração do yoga. A respiração é o processo mais importante para a vitalidade do corpo. Influencia a actividade de toda e qualquer célula e, ainda mais importante, está intimamente ligada ao funcionamento do cérebro. A respiração irregular perturba os ritmos cerebrais e leva à criação de bloqueios físicos, mentais e emocionais que produzem conflitos internos, desequilíbrios na personalidade, estilos de vida desordenados e doenças. O pranayama estabelece padrões de respiração regular, quebrando este ciclo negativo e revertendo o processo. 


“Pranayama alimenta e areja as células, os nervos, os órgãos, a inteligência e a consciência do sistema humano. Quando realizamos um asana (postura física), só podemos entender plenamente o corpo se sincronizarmos a respiração com o movimento. Pranayama é a ciência da respiração, que leva à criação, distribuição e manutenção da energia vital.” - BKS Iyengar.


A palavra pranayama é composta por duas raízes: prana e ayama. Prana significa ‘energia vital’, é a força que está presente em todas as coisas, animadas e inanimadas. Apesar de estar intimamente relacionada com o ar que respiramos, é mais subtil que o ar ou o oxigénio. Por isso mesmo, o pranayama não deve ser entendido como um conjunto de meros exercícios respiratórios cujo objectivo é fornecer mais oxigénio ao corpo. O pranayama utiliza a respiração para influenciar o fluxo de prana nas nadis ou canais energéticos do pranamaya kosha ou corpo energético. A palavra yama significa ‘controlo’ e é usada para designar várias disciplinas ou códigos de conduta. Contudo, a palavra correcta é ayama que se define como ‘expansão’ ou ‘extensão’. Logo, a palavra pranayama significa extensão ou expansão da dimensão do prana, por meio de técnicas de controlo respiratório.

Na verdade a parte mais importante do pranayama é o kumbhaka ou retenção da respiração. Contudo, para que seja possível a execução correcta e eficiente do kumbhaka, tem de haver um desenvolvimento gradual do controlo sobre o processo respiratório. Por isso, no início o foco é posto na inspiração e expiração, de modo a fortalecer os pulmões e equilibrar o sistema nervoso e o sistema prânico, preparando-os para a prática de kumbhaka.

A correcta utilização do pranayama permite criar um corpo saudável, aquietar a mente e proporcionar o equilíbrio das emoções, pois, segundo a obra clássica Hatha Yoga Pradipika II. 2., “enquanto a respiração for irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá imóvel e o yogui conseguirá a estabilidade. Por conseguinte, deve-se controlar a respiração”.

O Hatha Yoga indica uma série de técnicas de pranayama que têm o objetivo de alterar o estado de consciência, para tal é fundamental que o praticante esteja bem atento, seja cuidadoso e não abuse desses exercícios. Recomenda-se que a primeira prática seja acompanhada por um professor ou uma pessoa que já pratique há algum tempo. São muitos os yoguis que alertam para os distúrbios físicos e psíquicos causados por uma prática irresponsável dos pranayamas. Temos nas mãos ferramentas poderosas, mas que devem ser usadas com muita consciência. Ao menor sinal de taquicardia, tontura, náusea, falta de ar ou vertigem, a prática do exercício deve ser imediatamente interrompida, deitar de barriga para cima e calmamente praticar a respiração abdominal até que se normalize a respiração e os batimentos cardíacos.



Alguns exemplos de pranayama:


  • A respiração completa é o estágio primário do trabalho de pranayama. Com ela energizamos todo o tronco, aproveitando melhor a capacidade dos pulmões. A respiração completa acontece em três alturas diferentes dos pulmões: respiração abdominal ou diafragmática, respiração torácica e respiração clavicular.
  • Ujjayi pranayama, consiste na contração da glote de forma que o ar penetre os pulmões de forma mais direcionada e concentrada. Pode ser praticado juntamente com outros exercícios de asanas e pranayama.
  • Nadi Sodhana significa purificação dos nadis. O exercício consiste na respiração alternada entre as duas narinas proporcionando uma limpeza dos canais ida e pingala e uma ativação do shusumna nadi. Essa técnica quando realizada em conjunto com ujjayi pranayama torna-se mais intensa.
  • Bhastrika pranayama, ou respiração de fole, consiste na aceleração dos ciclos respiratórios promovendo uma limpeza e desobstrução das vias respiratórias.
  • Kapalabhati Pranayama traduz-se como a respiração do crânio luminoso. Consiste na realização de vigorosas expirações, sendo uma técnica poderosa de purificação e eliminação de toxinas do corpo.