Vinyasa

Vinyasa é a conexão entre as posturas, sincronicidade entre movimento e respiração. Para cada movimento há uma inspiração ou expiração correspondente.

A palavra sânscrita "vinyasa" vem do prefixo "vi", que significa "variação", e um sufixo "nyasa", que significa "colocar, fixar", resultando nos possíveis significados de "arranjo, disposição, conectar, colocar junto ". E explicando de uma forma mais geral, a idéia de vinyasa é juntar diversas partes em um todo conciso, fluido, onde cada pedaço está devidamente conectado e alinhado com o restante.

Aplicando isso como um método de Yoga, praticar vinyasa significa, acima de tudo, juntar ou colocar todas as várias técnicas de modo que estas possam dar um efeito muito maior do que se estivessem sendo executadas isoladamente, numa continuidade progressiva, chamada no sânscrito de vinyasa krama, ou "progressividade".

É a maneira mais dinâmica de se praticar ásanas e tem por objetivo limpar ainda mais o corpo, gerando calor físico e sutil (agni) suficiente para produzir as transformações necessárias. Durante a prática de Vinyasa Yoga, é comum o uso do ujjayi pranayama, uma respiração que aquece ainda mais o corpo e intensifica o fluxo de prana neste. Ujjayi pranayama significa, em sânscrito, algo como “respiração vitoriosa”, uma vez que ela prevalece e se faz audível, mesmo já estando o corpo cansado, trêmulo e suado.

Por ser mais intenso e vigoroso que o Hatha Yoga, o Vinyasa Yoga é recomendado justamente para pessoas com tendência à inatividade(=preguiça), uma vez que a prática dinâmica traz mais disposição; também é recomendado em dias mais frios, nos quais o corpo sente mais dificuldade em se alongar.

O desenvolvimento do Vinyasa Yoga deu-se no iníciodo século 20 em Mysore, ao sul da Índia, por um jovem mestre chamado Krishnamacharya. De acordo com ele, essa antiga técnica tem suas raízes numa escritura chamada Yoga Korunta (atualmente extinta) do sábio Vamana Rishi.

Na primeira série do Ashtanga Yoga, o seguinte vinyasa é utilizado entre asanas (ou então o Surya Namaskar):


Vinyasa

Surya Namaskarah

A sequência mais presente no ocidente é certamente a quente saudação ao sol. O nome sânscrito da sequência, surya namaskarah, é literalmente traduzido como “reverência ao sol” (Surya = Sol e Namaskarah = Saudação).

Esta sequência possui algumas posturas que trabalham todo o corpo e são executadas na forma de Vinyasa (sequência de posições que são feitas acompanhado a respiração).

Trata-se de uma prática antiga que ao longo do tempo teve algumas variações acrescentadas a sua execução. Existem outros elementos como mantras que podem ser feitos com esta prática, tal como a apresentada pelo yogi Walter Ruta (ver post http://puraprana.blogspot.pt/2013/12/surya-namaskarah.html).

Enquanto fazemos todos os movimentos desse ciclo (que possui várias versões), começamos a incorporar a energia solar, aquecendo todo o ser de dentro para fora, pois esta sequência aquece, energiza, dinamiza, alonga as pernas e braços, e dá mobilidade `a coluna vertebral. Os movimentos são contínuos, fluidos, cada posição conduz a posição seguinte. Cada posição alonga o corpo de um maneira diferente, expandindo e contraindo o tórax, regulando o ritmo da respiração.

Deixe a energia do elemento fogo, fluir. O Sol é vida, é saúde, é energia na nossa vida. Permita que a respiração flua, inspirando e expirando, sentindo o ar entrando e saindo, sincronizando com o movimento do corpo. O movimento é suave, deve transmitir leveza. Leveza do corpo, leveza da mente.

Lembre-se de respeitar os limites do seu corpo, faça no seu ritmo.


Suryanamaskar


 

Nos dias em que nos encontramos mais cansados, ansiosos ou agitados, é bom saber que surya namaskar tem uma sequência irmã tranquilizante conhecida como Chandra namaskarah, ou saudação à lua.

Namastê2

Chandra namaskar

Chandra namaskar ou saudação da lua é uma sequência tranquilizante que cultiva a energia calmante lunar. Ideal para estados de stress. É uma invenção do final do século XX. A Bihar School, uma escola de Yoga fundada na década de 1960 na Índia, publicou a sequência pela primeira vez no livro Asana Pranayama Mudra Bandha em 1969. É cultivado pela meditação e pelo sadhana lunar(prática).


Enquanto que o surya namaskar acciona o processo yóguico aquecendo o corpo, proporcionando fogo interno e paixão para mergulhar profundamente no estudo do Yoga, o chandra namaskar é um método de esfriar o corpo, o que pode ajudar a reabastecer a nossa energia vital. 


Textos yóguicos dizem que o corpo tem tanto energia que aquece como que esfria e que o Yoga e o pranayama (trabalho respiratório) podem ajudar a harmonizá-las. Fazer isso é parte da preparação do corpo para a autorrealização.




Prática #1

Treino de pernas, glúteos e lombar
Duração: 45 minutos
Grau de dificuldade: 3


  • Surya Namaskar A (saudação ao sol)

asanas - Cpia
asanas - Cpia (3)



  • Surya Namaskar B (saudação ao sol)

asanas - Cpia (2)
asanas - Cpia (3)



  • Padangusthasana e Pada hastasana

  



  • Trikonasana




  • LADO ESQUERDO: Virabhadrasana B, Utthita Parsvakonasana,

 ou



  • Namaskar Parsvakonasana, Utthita Trikonasana A,

 



  • Ardha Chandrasana, Parsvottanasana

 



  • Prasarita Padottanasana B, A, C e D

 
 



  • LADO DIREITO: Virabhadrasana B, Utthita Parsvakonasana, Namaskar Parsvakonasana, Virabhadrasana B, Utthita Trikonasana A, Ardha Chandrasana, Parsvottanasana

 ou

 

 



  • Trikonasana





  • (ESQ+DTO): Vrikshasana, Ardha Baddha Padmottanasana,

 



  • Virabhadrasana C, Natarajasana

 



  • Samasthiti, ekam, dve





  • Dandasana, Pascthimottanasana, salamba sarvangasana






  • Halasana, Karnapidasana






  • Navasana, Ubhaya Padangusthasana, Urdhva Mukha Paschimottanasana





  • Chin Mudra, Utplutihih




Savasana
image


http://www.yogabasics.com/yoga-postures.html
http://www.ashtanga-yoga-canada.com/support-files/ayc-primary-combined-sm.pdf

Os ensinamentos de Patanjali

Patanjali compilou os Yoga Sutras, 196 aforismos sobre o Yoga que formam a base filosófica e prática do Ashtanga Yoga ou Yoga em 8 partes. O Yoga de Patanjali descreve 8 passos essenciais que devem ser seguidos até atingir-se a auto-realização.

Os oito passos são os seguintes: Yama (ética social) Niyama (ética pessoal) Asana (postura) Pranayama (Exercícios respiratórios) Pratiahara (interiorização dos sentidos) Dharana (concentração) Dhyana (meditação) Samadhi (Auto-Realização).

8_limbs

Yama e Niyama são compostos por 5 códigos éticos cada um:

Yama (ética social): Ahimsa (não violência) Satya (verdade) Asteya (não roubar) Bramhamacharia (contenção da energia sexual) Aparigraha (desapego)

Niyamah (ética pessoal): Saucha (purificação/limpeza) Santosha (contentamento) Tapas (austeridade) Svadhiaya (estudo) Svara-pranidhana (auto-entrega)