Ayurveda - Doshas

A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, e seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional.

A Ayurveda considera que a doença se inicia muito antes das manifestações biofísicas. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

A medicina ayurvédica fundamenta-se na teoria dos cinco elementos fundamentais (ar, éter, fogo, água e terra) que por sua vez possuem fundamentação cosmológica na filosofia Samkhya. Segundo esta tradição, os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através dos doshas. Os doshas são Vata, regido por ar e éter, Pitta, regido por fogo e água, e Kapha, regido por terra e água. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções diferentes. No momento da nossa concepção a nossa constituição é definida, isto é, determinam-se os doshas presentes em maior quantidade no nosso organismo. Ao nascermos, tal proporção está em equilíbrio (prakrti), mas com o tempo e a vida desregrada surge o desequilíbrio em um ou mais desses doshas (vikrti), contribuindo para o surgimento e desenvolvimento de doenças.

 

Teste para descobrires o teu dosha

 

Resumo das características de cada dosha:

Vata

Pitta 

Kapha