Shree Yantra


Sabia que podemos observar o som?! Os antigos diagramas hindus dos Chakras e Mandala-Yantras são como mapas da geometria do som. A civilização védica conhecia física quântica e entendia que o corpo e o Universo são uma única “nuvem” de energia vibratória e que o segredo para a saúde e a felicidade passa por manter todas as camadas de energia em sintonia, a vibrar na mesma frequência. Sons de baixa frequência produzem círculos, enquanto que os sons de frequências mais elevadas elaboram padrões mais complexos e intrincados. 

Os Yantras são instrumentos que facilitam a concentração. O Shree Yantra é a mandala mais importante da tradição hindu. Simboliza a criação a partir da união dos aspectos feminino e masculino da divindade, um fragmento filosófico muito importante do pensamento tântrico, que data à era védica (mais de 5.000 a.C.).

Shree Yantra é formado por um encontro de nove triângulos, dos quais cinco têm o seu vértice para baixo e representam Shakti, o aspecto feminino da divindade, e os outros quatro, com o vértice para cima, representam Shiva, o aspecto masculino. Em conjunto, articulam-se em volta do bindu, o ponto central que é a origem de toda a manifestação. Trata-se de um modelo que simboliza a forma e o poder próprios de Shakti (a energia criadora), assim como as diversas etapas da sua manifestação: o impulso do desejo primordial surgido da natureza de Prakriti que cria uma vibração (spanda) que ressoa como um som (nada) – o som primordial, e a própria criação do universo.

A primeira etapa da manifestação é representada por um ponto chamado bindu, o núcleo de energia concentrada, a semente do som primordial, e representa os aspectos dinâmicos e estáticos do masculino e do feminino (Shiva e Shakti), unidos num só. É o ponto que contém todas as potencialidades do devir.

Quando a criação se inicia, este ponto transforma-se em apara bindu, que cresce e toma a forma de um triângulo. As energias dinâmicas e estáticas começam a relacionar-se e os dois pontos suplementares emergem para formar uma tríade: o triângulo primordial, chamado mula-trikona, que representa as três qualidades de Shakti: jovem, bela e terrível, que coincide com o triplo processo: criação, preservação e destruição.
Estes pontos representam sílabas sânscritas e três vibrações básicas das suas pronúncias. Destas sílabas emana um único som primordial. O triângulo voltado para baixo representa o modelo da primeira forma do desejo original (a yoni, figura que representa o sexo feminino), o processo criador, simboliza o princípio dinâmico da criação. O elemento estático predomina no bindu, que representa o elemento masculino. Toda a criação provém destes princípios: a união do ponto e do triângulo. Por isso se diz que O Shree Yantra é o corpo de Shiva e Shakti.