Bandhas

Tradicionalmente são classificados como parte dos mudras (gestos) e eram transmitidos oralmente pelo guru ao discípulo. O objetivo é reter o prana (energia vital) em áreas particulares e redirecionar seu fluxo pela nadi sushumna (canal sutil central que passa pela base da coluna) com o propósito de despertar a espiritualidade. Os bandhas podem ser praticados individualmente ou incorporados aos mudras , asanas e pranayamas. Quando combinados, despertam capacidades psíquicas proporcionando uma prática elevada do Yoga. Os textos Hatha Yoga Pradipika e Gheranda Samhita descrevem quatro tipos de bandhas: mula bandha, uddiyana bandha, jalandhara bandha e quando praticados em conjunto designa-se maha-bandha.

Como funcionam?

Mula bandha significa 'fecho da raiz'. Praticar mula bandha leva atenção à musculatura pélvica e aumenta a estabilidade dessa área, que é o assento da coluna, e esta estabilidade possibilita um desenvolvimento seguro dos movimentos da coluna. Um bom treino para a correcta execução deste bandha é a contracção do períneo de forma a interromper o fluxo urinário. Estimula-se assim o sistema nervoso central e o muladhara chakra, chakra da raiz. Esta técnica é extremamente importante para manter a concentração e o foco na prática.

Uddiyana bandha envolve uma retração firme e estável do abdómen com os pulmões vazios. Os músculos abdominais são retraídos, como se pudesse ser capaz de colar o umbigo à coluna. Mantenha-se nesta postura com os pulmões vazios o máximo que puder suportar sem desconforto. Uma outra forma de realizar uddiyana bandha consiste numa leve e constante contração da região inferior do abdómen, na altura do umbigo, mantendo relaxada a sua parte superior para que o diafragma possa trabalhar livremente durante a inalação. Pode ser utilizado logo ao início de uma prática, como preparação e aquecimento do organismo, serve para gerar força e calor, desde que feito com os intestinos vazios e em jejum. É muito útil quando utilizado como uma preparação para a meditação, em especial quando a nossa mente está inerte ou com preguiça (principalmente de manhã). Durante a prática de asanas, uddiyana bandha em sua contração parcial, pode ser utilizada para trazer mais consciência ao eixo corporal, ao alinhamento das costas e dá também uma sensação maior de “enraizamento”.

Jalandhara bandha ou fecho da garganta, é utilizado na prática de pranayamas e asanas para controlar o fluxo de energia. Com os pulmões completamente cheios prende-se a respiração e baixa-se o queixo, trazendo-o ao peito sem que a parte posterior do pescoço arredonde. Mantem o máximo de tempo que for confortável e levanta o queixo relaxando.

Maha-bandha é a prática dos três bandhas. Primeiramente contraem-se os músculos do ânus e uretra, executando mula bandha. Em seguida o abdómen é contraído empurrando o umbigo em direcção à coluna, executando uddyiana bandha. Finalmente, o queixo desce ao peito em jalandhara bandha. A coluna deve estar ereta e alongada, cabeça desce um pouco a frente, pescoço alongado e o queixo encontra a base da garganta.