Mudras

O QUE SÃO OS MUDRAS?

Mudra é uma palavra em sânscrito que pode significar selo, marca ou gesto. Normalmente os mudras são usados ​​durante a meditação ou pranayama como uma forma de direccionar o fluxo de energia no corpo, pois diferentes regiões das mãos estimulam diferentes áreas do cérebro. Através da aplicação de uma leve pressão nessas áreas das mãos, a região correspondente do cérebro é activada.
Estas posições simbolizam também vários sentimentos, emoções e estados de ser. As nossas mãos e seus gestos desempenham um papel em muitas sociedades e religiões que podem ser relatados pela historia. A igreja cristã usou e ainda usa muitos movimentos das mãos durante a missa – que simbolizam várias ideias importantes. Mesmo na cultura ocidental moderna, temos movimentos com as mãos que estão associados a significados: bater palmas, lançar um pombo, segurando as mãos para cima e as palmas das mãos abertas significando a rendição, a mão fechada com o polegar apontando para cima, a mão fechada e o indicador e médio levantados e afastados, etc.

ORIGEM DOS MUDRAS
A origem dos mudras é um mistério. São encontrados não só na Ásia, mas também por todo o mundo. Em rituais, os antepassados ​​europeus estavam familiarizados com gestos específicos que usavam para colocar em evidência e afirmar o seu pensamento. Durante a cristianização dos povos nórdicos, muitos gestos foram inicialmente proibidos,  como invocar os deuses com os braços levantados. Mais tarde, estes gestos foram parcialmente integrados nos ensinamentos cristãos. Mas a nossa vida quotidiana é também caracterizada por por muitos gestos e as suas origens quase ninguém conhece: cruzamos os dedos, batemos as mãos para aplaudir, o aperto de mão, andar de mãos dadas, ou ”mostrar o dedo” para exibir sentimentos de raiva.

Fonte: Boa Yoga


OS MUDRAS, SEUS SIGNIFICADOS E EFEITOS
Ahamkara
Auto-confiança e auto-assertividade. Combate o medo e a timidez.
Añjali
Añjali significa saudar, elevar, invocar, trazer, cultivar. Transmite sentimentos positivos, cordialidade e boas intenções. Na Índia, este gesto equivale ao nosso aperto de mãos. Nas práticas de Yoga é usado para fazer a saudação inicial e a final. Unindo as palmas das mãos, se colocam em contato seus respectivos chakras, potencializando a energia que será transmitida. O dedo indicador também representa o ego, aquele que aponta, que gosta e desgosta, que se identifica com o corpo e com os estados da mente, que deposita sua felicidade e suas expectativas nos objetos e que sofre, já o dedo polegar representa o ātma, o Eu que é livre dos gostos e aversões, livre do corpo, da mente e de todo e qualquer atributo, livre do tempo e do espaço, que é ilimitado, completo e é a própria natureza da felicidade. A união deles representa o conhecimento, "a iluminação do ego" se assim podemos dizer, o reconhecimento da nossa própria natureza. 
Apana
Ajuda a transportar a energia para o fora do corpo, o que facilita na recuperação de problemas urinários e de constipação. Mudra que regula o aparelho digestivo e excretor. Promove a energia e proporciona auto-confiança.
Apana Vayu
Actua sobre o coração prevenindo enfartes, através de do fortalecimento deste órgão e da regularização das palpitações. Reduz a acumulação de gazes no organismo e problemas gástricos.
Buddhi
Ajuda a melhorar nas questões emocionais e intuitivas.
Dhyana (ou Jñana ou Chin)

Mudra do conhecimento, utilizado para manter o prana circulando no corpo, evitando que ele se dissipe completamente (para meditação e para pranayama). Fecha um circuito eletromagnético no corpo sutil do praticante, impedindo que a energia se disperse durante a prática de Yoga. Estimula a respiração e a irrigação sangüínea no cérebro, aumenta as capacidades intelectuais e a memória e facilita a concentração no ájña chakra, centro do conhecimento intuicional.
Na prática feita das 6 às 18 horas (Dia/Sol), as palmas devem voltar-se para cima (mudrá Surya, ou Sol). Na prática feita entre 18 e 6 horas (Noite/Lua), voltamos as palmas das mãos para baixo (mudrá Chandra, ou Lua).
Dhyani
Ajuda a mente na meditação, permitindo a quietude e o relaxamento de todo o corpo.
Ganesha
Ajuda na eliminação de obstáculos, elevando o espírito e permitindo a perseverança quando algo não corre bem
Garuda
Garuda é o veículo de Vishnu e Lakshmí, representa o fogo dos raios do sol, é o senhor da palavra alada e símbolo de coragem, força e clarividência. Este gesto traz a intenção de leveza e liberdade, clareando e ampliando nossa consciência, proporcionando mais tranquilidade, equilíbrio e harmonia.
Gyan
Estimula o chakra da raiz e liga à terra. Acalma e melhora a concentração, a memória e os processos mentais de pensamento
Hakini
Ajuda na concentração.
Kubera
Na Índia Kubera é o Deus da Saúde. Este mudra potencia o nível de auto-confiança e serenidade e aumenta a possibilidade de realização dos próprios desejos e objectivos.
Linga
Ajuda a diminuir a tosse e previne constipações já que aumenta a temperatura do corpo. Actua sobre a zona do peito.
Prana
Aumenta a vitalidade e promove o bem-estar geral. Optimiza o fluxo do prana (energia vital) em todo o corpo. Melhora o sistema imunitário. Alivia dores de cabeça, de dentes e estomago. Reduz a fadiga e o nervosismo. Aumenta o poder de assertividade e auto-confiança.
Prithvi
Aumenta a energia e dá a sensação de estabilidade interior e auto-segurança. Aconselhado a pessoas com deficiência de vitaminas e minerais que causam fraqueza e cansaço.
Shunya
Ajuda a ter consciência do agora, o que melhora a paciência. Melhora problemas de audição.
Surya
A prática deste mudra remove letargia e apatia e promove a espontaneidade e a actividade. Elemina o cansaço e a preguiça. Actua sobre a glândula da tiróide. Reduz colesterol e ajuda a controlar o peso corporal. Reduz a ansiedade e corrige problemas de ingestão.
Varuna
Ajuda no combate a problemas de fígado e sanguíneos, ou outros provocados pelo desequilíbrio dos níveis de água no organismo.
Vayu
Ajuda a melhorar as doenças de Vatta, tais como artrites, reumatismo, dores rotulares ou ligamentares. Estes resultados podem ainda ser potenciados se for praticado prana mudra em seguida.