Yoga sutras

São o texto clássico que codificou o conhecimento tradicional sobre o Yoga. Foi escrito por Patañjali, renomeado siddha nascido na região do noroeste da Índia, e que obteve notoriedade ensinando Yoga no sul daquele país. Acredita-se que tenha vivido por volta da época de Siddharta Gautama, o Buda, no século V a.C., ou pouco tempo depois.

O texto se compõe de 196 aforismos divididos em quatro capítulos que tratam do método do Yoga para libertar o praticante das transformações materiais e da morte (sutra IV, 33) devolvendo-o à sua natureza autêntica (sutras IV, 34 e I, 3). Os quatro capítulos são os seguintes:

  1. Samāadhi Pāada - que trata da definição do samadhi, um estado meditativo da mente, e dos processos para alcançar esse estado;
  2. Sādhana Pāda - que trata da prática que leva ao estado meditativo e dos obstáculos que podem ser encontrados;
  3. Vibhūti Pāda - que trata dos resultados obtidos com a prática da meditação profunda (samyama) e que são conhecimentos e habilidades especiais;
  4. Kaivalya Pāda - que trata do objetivo final do Yoga proposto nos Sutras, o estado de identificação do praticante com todo o Universo, produzindo o isolamento (Kaivalyam) que dá nome ao capítulo.

O Yoga ensinado nos Sutras é conhecido como Raja Yoga, Yoga Clássico ou Yoga do Samkhya. De fato é do Sistema Samkhya que os Sutras extraem a teoria que dá sustentação à respectiva proposta prática.

Sutras são um tipo de composição literária sânscrita que tem a finalidade de facilitar a memorização de um assunto complexo. Extremamente concisos, apresentam o assunto de forma linear, em que cada aforismo decorre naturalmente do anterior. Seu estilo de compor o assunto com pouquíssimas palavras torna muito difícil a respectiva leitura, ainda que facilite a memorização. Por essa razão, os sutras são frequentemente acompanhados por comentários mais extensos produzidos por mestres de várias épocas, com vista ao melhor entendimento de seu conteúdo.

Patandjáli tem sido frequentemente chamado de fundador do Yoga por causa deste trabalho; o Yoga Sutra é um tratado sobre o Raja Yoga, baseado na escola Samkhya e nas escrituras hindus do Bhagavad Gita. Esta obra não faz referência à prática de sacrifícios como condição para a prática. Ao desmistificar este dogma, Patanjali propôs as bases do yoga clássico, se opondo ao yoga proto-histórico. Ele baseia seu trabalho nas Puranas, Vedas e Upanixades, sendo o mais brilhante tratado sobre as escrituras Hindus.

Ele também foi o criador do Ashtanga Yoga e do Raja yoga por literalmente descobrir os oito passos do yoga. Eles são os yamas,niyamas, asana, pranayama, pratyahara,dharana, dhyana e samadhi.

 

Yoga Sutras em Português ou aqui

 


Vídeos sobre yogasutras:

Canal yoga sutras

 

 

 

Paz