Juntamente com Shiva e Brahma, forma a trimúrti, a trindade hindu, na qual Vishnu é o deus responsável pela manutenção do universo. A esposa de Vishnu é a deusa Laxmi, deusa da prosperidade e sorte, que o acompanha, encarnado na terra, como esposa de seus avatares. Seu veículo é Garuda, a águia gigante. Vishnu tem uma forte relação com a água (Nara), tanto que um de seus nomes é Narayana, aquele que flutua sobre as águas.
Ele é representado ao lado de uma Serpente com muitas cabeças. Do seu umbigo, nasce uma flor de Lótus da qual emerge Brama, o deus criador do universo. Nas representações comuns de Vishnu, ele aparece flutuando sobre ondas em cima das costas de um deus-serpente chamado Shesh Nag, ou flutuando sobre as ondas. Nas quatro mãos segura os seus atributos divinos: uma concha (ou Pantchdjanya. Possui todos os cinco elementos da criação: ar, fogo, água, terra e éter. Quando se sopra nessa concha, pode-se ouvir o som que deu origem a todo o universo, o Om), um disco de energia (ou Sudarshana. Representa o controle dos seis sentimentos, servindo de arma para cortar a cabeça de qualquer demónio), um lótus (Padma. É o símbolo da pureza e representa a Verdade por trás da ilusão) e um cajado (Kaumodaki que representa a força da qual toda a força física e mental do universo são derivadas).
Segundo o hinduísmo, Vishnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas avatares, que podem ser humanas, animais ou uma combinação dos dois. Todos esses avatares aparecem ao mundo, quando um grande mal ameaça a Terra; no total, existem dez avatares de Vishnu, dos quais nove já se manifestaram no nosso mundo. Os mais conhecidos são:
- Matsya, o Peixe;
- Kurma, a Tartaruga;
- Varaha, o Javali;
- Narasimha, o Homem-Leão;
- Vamana, o Anão;
- Parashurama, o Homem com o machado;
- Rama, o arqueiro;
- Críxena (Krishna)
- Buda, o Iluminado (Sidarta Gautama)
- Kalki, o espadachim montado a cavalo que ainda está por vir.
Sem comentários:
Enviar um comentário