Diwali

diwali-indiaOu Deepavali ou Deepawali, também conhecido como Festival das Luzes, é uma festa religiosa do hinduísmo, sikhismo, budismo e janaísmo, que comemora a destruição de Narakasura por Krishna, que simboliza a destruição das forças do mal. As luzes ou lâmpadas que se acendem durante as festividades representam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. Pequenos lampiões (chamados de “diyas”) são acessos durante todas as noites do festival e colocadas ao redor das casas, os quais simbolizam o conhecimento ou a luz interior do indivíduo, que traz a paz interior e combate quaisquer traços de escuridão e ignorância.

Diwali é comemorado no primeiro dia do mês Diwali - diyalunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro, sendo uma época de muita religiosidade, votos de sacrifício e introspecção. Em muitas partes da Índia, é o Baile do Rei Ramachandra em Ayodhya, após 14 anos de exílio na floresta. Rama, um dos avatares de Vishnu, derrotou o mal encarnado em Ravana, que havia raptado sua esposa Sitadevi. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) celebrou a vitória de Rama com a iluminação em fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa), dando assim o seu nome: Deepavali. Esta palavra, em devido tempo, se tornou Diwali em hindi.

O Diwali consiste em três ou cinco dias de comemorações (a duração depende de onde vieram suas tradições de comemoração):

  • O décimo-terceiro dia de Porrnima (Lua Cheia) (Dhanatrayodashi ou Dhanteras - “Dhan” significa “fortuna”, e “teras” significa “décimo-terceiro dia”). Este é o primeiro dia do Diwali em que se celebra Lakshmi, a Deusa da Fortuna ou, em alguns lugares na Índia, Yamaraj, o Deus da Morte. É costume comprar utensílios e ornamentos novos para usar neste primeiro dia de Diwali.
  • O décimo-quarto dia (Chhoti Diwali ou Narak chaturdashi). Os hindus acreditam que é nesse dia que Krishna destruiu o demónio Narakasur, libertando o mundo do medo. Foguetes são lançados neste dia, utilizados para simbolizar o afastamento de todo o mal dos arredores. Neste segundo dia de festividades é costume vestir roupas e joias novas, tal como acontece no ocidente na passagem de ano.
  • O dia de lua nova (Diwali/ Lakshmi puja/ Lakshmipujan) da noite sombria de Ashvin. Este é o verdadonam-rangolieiro dia do Diwali, e o mais significativo. Limpa-se a casa nos dias anteriores para receber a Deusa Lakshmi. Presentes e doces, tais como o Kulfi, Pongal, Rasgullas, Jalebi, Halvah de Cenoura, são trocados neste dia para fortalecer os laços de amor entre familiares e amigos. Foguetes são lançados depois do jantar. É costume colocar desenhos lakshmi-poojatradicionais de Rangoli na entrada de casa ou local de trabalho para receber a Deusa da fortuna e da prosperidade, Lakshmi. Outro ritual que acontece neste 3º dia de festival é o “Lakshmi Pooja” que consiste em rituais elaborados usando grãos, folhas e moedas como oferendas, durante o qual a Deusa é invocada recitando mantras Védicos para obtenção da sua bênção, na conquista de riquezas.
  • O primeiro dia da noite brilhante de Kartik (Balipratipada/ Padiwa/ Goverdhan puja/ Varshapratipada). Este é o dia que Krishna ergueu o Govardhan Parvat para proteger as pessoas de Gokul da ira de Indra. O Rei Vikramaditya foi coroado.
  • O quinto e último dia do Festival Diwali (Bhai Dooj / Bhaiya Dooj). No último dia do Diwali, irmãos e irmãs renovam o amor, enquanto irmãs aplicam o sagrado tilak vermelho na testa dos irmãos e rezam pela vida longa deles. Os irmãos abençoam as irmãs e oferecem presentes de amor.
  • Nem todos incluem o décimo-terceiro dia, e separam festivais sagrados de Vasubaras e Bhaubij antes do Diwali, seguindo o Festival Diwali respectivamente.

Namastê2

Sem comentários:

Enviar um comentário