Vigyana Bhairava Tantra

TantraTrata-se de uma texto sagrado escrito por volta de 800 a.C. que faz referência a técnicas tântricas milenares provenientes do noroeste da Índia. Este texto foi redigido segundo a tradição do Shivaismo de Caxemira, seguindo o sistema tantra de sólida formação filosófica, no entanto, é considerado uma ciência mística.
Tantra é um sistema filosófico, muito próximo do Yoga dada a sua natureza prática e experimental, que promove a vivência consciente e espiritual.
Vigyana significa sabedoria e auto-conhecimento, percepção livre de pensamento. Bhairava significa a terrível forma de Shiva (consciência) que destrói a ignorância e o condicionamento mental. O Vigyana Bhairava Tantra é, portanto, um manual de meditações práticas utilizáveis no quotidiano para promover a transformação da percepção e consciência.
Uma das premissas básicas do Vigyana Bhairava Tantra é que nós somos mais do que substância e matéria. A nossa natureza individual é essencialmente energia (spandam, em sânscrito), energia criativa e transformativaque existe em toda a parte, desde sempre. O Tantra vê o mundo como uma manifestação de Shakti, a expressão dinâmica de Shiva. Nada é rejeitado, nem considerado ilusório, todas as situações têm potencial para abrir os nossos olhos para o milagre da existência. No entanto, a um nível mais profundo, a nossa natureza é pura consciência, qualidade que em muito difere da matéria e da energia. Se conseguirmos purificar a nossa energia poderemos catalisar uma explosão interior de consciência, êxtase e felicidade. Em contrapartida, beneficiamos da compreensão da natureza da própria consciência.
O Vigyana Bhairava Tantra faz referência a 112 técnicas de meditação que permitem centrar a consciência, independentemente da situação em que nos encontremos, conseguindo atingir uma estado de yoga. Ensina-nos a viver de forma mais plena e como devemos celebrar e realizar a nossa essência natural em qualquer situação. As práticas foram concebidas para acalmar a mente dos seus pensamentos e trazê-la ao momento presente. Todas as técnicas mencionadas são não-moralistas, não-religiosas e não-filosóficas. Algumas centram-se na respiração, outras em questões emocionais como o amor, frustração ou raiva, outras na relação com a natureza, outros seres humanos ou animais, outras com os sons da natureza, outras centram-se na visualização. Independentemente da técnica utilizada todas elas focam-se no centro do ser, na origem de todas as percepções.
shivaparvatiA tradição refere que os ensinamentos do Vigyana Bhairava Tantra foram transmitidos por Shiva a sua esposa Parvati, sendo que o primeiro simboliza a consciência e a segunda a busca espiritual, aquela que procura o sentido da vida, a verdade em si mesma. Os ensinamentos tântricos acontecem num ambiente de amor, num estado de total receptividade (representado pela relação de Shiva e Parvati) onde existe a possibilidade de transcendência do ego e de elevação do estado de consciência.
As técnicas de meditação são utilizadas, não para obter algo, mas para descobrir o que já existe, pois a meditação não requer técnica alguma, ela acontece espontaneamente, no entanto é necessário colocar-mo-nos numa situação de espontaneidade. As técnicas do Vigyana Bhairava Tantra removem os bloqueios à espontaneidade, criando um espaço interior que permite o florescimento de êxtase.
Vigyana Bhairava Tantra, vol. I
Vigyana Bhairava Tantra, vol. II
As 112 técnicas de meditação tântrica
Tantric Wisdom Goddesses, David Frawley

Períneo femininoPompoarismo é uma antiga técnica oriental, derivada do tantra, que consiste na contração e relaxamento dos músculos circunvaginais, buscando como resultado o prazer sexual. Para o domínio da técnica são realizados com o auxílio dos ben-wa, que consistem em pequenas bolas ligadas através de um cordão de nylon, conhecidas também como bolinhas tailandesas (no caso das mulheres), e na contração na musculatura no esfíncter e dos músculos do períneo (no caso dos homens). Afirma-se ainda que o pompoarismo pode ser benéfico contra incontinência urinária e na preparação do canal para partos mais fáceis.
Os músculos do períneo, situados no chakra da raiz, são trabalhados no yoga aquando da prática de mula bandha.