Gāyatrī Mantra

A deusa Gayatri

Gāyatrī é o nome da oração mais sagrada dos Vedas. É a manifestação da Shakti, também conhecida como Savitri (mencionada nos textos védicos) ou Sarasvatī, a deusa hindu associada ao conhecimento, à música e às artes, companheira de Brahmā.
A deusa (devī) Gāyatrī é uma personificação do Gāyatrī Mantra. O nome Gāyatrī é pronunciado com o primeiro "a" longo, e também com o último "i" longo, como se fosse Gaayatrii.

Gāyatrī é uma deusa considerada uma representação de Parabrahman, a realidade imutável que está por trás de todos os fenómenos. É também considerada Veda Mata, a mãe de todos os Vedas. Mitologicamente, é a cônjuge do deus Brahmā, o deva criador e a quem são atribuídos os Vedas; por isso, às vezes é identificada a Sarasvatī.

Ela também é considerada a culminação da trindade das deusas Lakshmī, Parvatī e Sarasvatī. Gāyatrī é, enfim, identificada como a Grande Deusa, o Grande Poder (Shakti), a Deusa Primordial, da qual tudo se originou.


Om bhur buvah svah
Tat savitur varenyam
Bhargo devasya dhimahi
Dhiyo yonah prachodayat

Oh! Divina mãe, afaste de nós a ignorância e ilumine o nosso ser!
Dê-nos uma mente serena, para que a sua imagem possa sempre nela refletir-se!

yantra de Gayatri

Mais informações: www.shri-yoga-devi.org

Encontro teórico-prático de yoga com Walter Ruta

WR_6.14 TenChi
dscf8693
Este ano recebi o Verão com um extraordinário encontro teórico e prático de yoga, realizado no TenChi, em Sintra, nos dias 21 e 22 de Junho, dando continuidade à aquisição de conhecimentos da tradição de Hatha Yoga transmitidos pelo grande e especial Professor Walter Ruta, que tem vindo a divulgar os ensinamentos de seu Mestre Sri Sri Sri Swami Satchidananda Yogi de Madras.
dscf8702
O tema deste seminário centrou-se na compreensão da dualidade como ponto fundamental para encontrar o equilíbrio, o ponto de união entre dois pólos. O entendimento deste conflito/dualidade só é conseguido num plano superior, onde nos encontramos entre dois (unidade), em vez de nos encontrarmos entre muitos (diversidade ou multitude).
Para que aconteça um crescimento pessoal e espiritual, não podemos optar por apenas um dos opostos; é necessário saber agarrar e largar cada um dos vértices dicotómicos para que consigamos encontrar o nosso centro, o nosso caminho do meio! Quando conhecermos esse ponto de equilíbrio, estaremos preparados para ascender ao nível seguinte de consciência  energética e espiritual.
Na multitude (no exterior) devemos ajudar a gerir os conflitos, as dicotomias; na unidade (no interior) rendemo-nos à luz que brota do conhecimento adquirido no equilíbrio dos opostos, luz essa que ama, mas que também pode ofuscar, tal é o seu poder/energia.
Durante a prática, exploramos preccisamente estas ideias, com bastantes posturas de equilíbrio de dificuldade média a avançada, tais como Mayurasana, Eka Pada Galavasana, Uttana Salabhasana, Adho Muka Vrksasana, que nos obrigaram a sentir o ponto de equilíbrio, de unidade.
dscf8687dscf8737VSWR2VSWR3
Através de práticas de pranayama (bastrika, nadi shodana, surya bedha e chandra bedha pranayama) e kryas (kapalabhati, nauli e agni krya) exploramos o nosso agni, permitindo-o elevar o nosso nível energético.
dscf8713
om (2)

Provas de Yoga Artístico e Desportivo

A Federação Portuguesa de Yoga voltou a organizar mais um evento de yoga desportivo, em Lisboa a 8 de Junho. Num ambiente familiar e acolhedor, os participantes provenientes de vários pontos do país conviveram e trocaram experiências e práticas.

Para além das habituais provas de asanas, constituídas por 5 posturas obrigatórias e duas à escolha do participante, este ano 2 pares fizeram demonstrações de acroyoga.

4. PYADacro-6.14    5. PYADacro-6.14

Esta modalidade, muito recentemente criada e desenvolvida, combina graciosamente posturas de yoga com elementos de dança e ginástica acrobática. Bastante exigente em termos físicos, pois requer domínio dos asanas, concentração e estabilidade, é também um óptimo exercício para o treino das capacidades pessoais de confiança, segurança e determinação, bem como das competências interrelacionais e comunicacionais, pois a interacção com o parceiro é fundamental para garantir a unidade estética e técnica.

 

Para a prova de asanas, foram 10 os yogis e yoginis participantes, inseridos em 2 escalões etários.A ficha da prova deste ano continha os seguintes asanas :

8. PYAD-6.14

Garudasana, Virabhadrasana III, Parsvotasana, Kapotanasana, Prasirita Pachimotanasana

A estes acresceram as minhas posturas:

Vashistasana e Sirshasana

 

 

 

 

11. PYAD-6.14

Namastê2

Cabelo comprido e saudável

Dicas Ayurvédicas

Para que o cabelo possa crescer longo, de forma cuidada e saudável, é fundamental ter hábitos alimentares correctos e diversificados, pois a absorção das vitaminas pelo cabelo é mais efetiva através dos alimentos. Eis algumas das principais vitaminas que os cabelos precisam:

Antioxidantes

Os antioxidantes são as vitaminas A, C e E que podem ajudar a evitar a queda de cabelo e ainda a estimular o crescimento do cabelo. A função principal é ajudar a eliminar as toxinas do organismo bem como estimular o melhor trabalho do sistema imunológico.

Vitamina A: agrião, couve, espinafre, ovos, fígado, cenoura, manga entre outros.

Vitamina C: abacaxi, acerola, caju, morangos, pimentão, cebola, alho, alface entre outros.

Vitamina E: nozes, semente de girassol, peixe, vegetais de folhas verde, leite de cabra entre outros.

 

Zinco

A deficiência em Zinco pode acarretar em problemas no couro cabeludo, pelo contrário quem consome esse nutriente na sua dieta com frequência tem a possibilidade de observar a reversão de muitos danos no couro cabeludo. A falta de Zinco afeta outras áreas da vida como, por exemplo, o desejo sexual. Os alimentos ricos em Zinco são as carnes de frango, peixe e vermelha, grãos integrais, tubérculos, castanhas entre outros.

 

Proteína

A proteína é um dos componentes mais importantes do cabelo, pois ele compõe cerca de 90% da estrutura dos fios juntamente com vitaminas do Complexo B, e são uma das principais vitaminas que dá força e resistência ao cabelo. Os alimentos fonte de proteína são pães integrais, carnes brancas, de peixe e vermelha, queijos, legumes, leite e seus derivados, feijão, soja entre outros.

 

Ferro

A falta de ferro no seu organismo pode ser bastante prejudicial, além de causar anemia, pode contribuir para a queda capilar. Aliás, quem tem falta de ferro pode ter queda de cabelo acentuada. É possível encontrar ferro em alimentos como peixe, beterraba, feijão, lentilha, ervilha, folhas escuras como brócolos, couve, agrião e em fígado de boi.

 

As Vitaminas do Complexo B

Basicamente a vitamina B tem como função garantir que o corpo de uma forma geral funcione bem, pois ela está envolvida em processos importantes como o de formação de células sanguíneas, crescimento celular, consumo de energia, equilíbrio de variações de humor, saúde da pele, regulação do apetite entre outros.

Vitamina H: faz parte do Complexo B e ajuda a fortalecer as madeixas além contribuir para evitar o aparecimento dos incômodos fios brancos. Para encontrar essa vitamina nos alimentos a dica é incluir na sua dieta gema e leite.

Vitamina B6: os benefícios desta vitamina são muito amplos e regulam de forma geral o funcionamento do organismo equilibrando especialmente a forma como gere o consumo energético. A vitamina B6 melhora o crescimento do cabelo. As principais fontes alimentares de vitamina B6 são os cereais, as carnes, as frutas e as verduras.

Vitamina B12: desempenha um papel vital em vários processos diferentes do corpo e uma escassez de pode resultar em perda de cabelo, bem como vários tipos diferentes de anemia. B12 é usado na formação de DNA, bem como a criação de células vermelhas do sangue que fornecem o oxigénio para todos os órgãos vitais do corpo. Está ligado à proteína nos alimentos e é libertado durante o processo de digestão. Actua nos folículos para reproduzir os fios capilares fazer crescer o cabelo eficazmente. Algumas da principais fontes de vitamina B12 são a carne de porco, leite, ovos e derivados, peixe (truta, salmão, atum), fígado, ostras, manteiga (ghee, preferencialmente).

Vitamina B5: A vitamina B5 atua nos folículos dos fios evitando que os fios se desprendam e comecem a cair. Quando existe falta de vitamina B5 (Ácido Pantotênico) o cabelo pode começar a cair, pois esse mineral é essencial para manter a boa saúde do couro cabeludo. Além disso, a deficiência desse mineral pode acarretar em outros problemas como prisão de ventre e doenças. As fonte de vitamina B5 são milho, leites, carne de frango e fígado, ovos, abacate e cereais.

 

Truques e receitas

Shampoos caseiros:

  • 1 banana; 1 ovo; 3 colheres de leite; 3 colheres de mel. Desfazer e misturar bem. Aplicar no cabelo e couro cabeludo e deixar repousar durante 30 minutos. Lavar normalmente.
  • 2 ovos; 5 colheres de azeite virgem. Misturar bem, aplicar no cabelo e couro cabeludo e repousar durante 30 minutos. Lavar normalmente.

Nutrir a pontas com óleo de coco, de amêndoa ou qualquer outro óleo de origem vegetal.

 

om (2)

Um vislumbre de Primavera

Surya Namaskarah (Swamiji) – até ao 6º mantra

Utthita Hasta PadangusthasanaArdha Chandra ChapasanaNatarajasana

AstavakrasanaDwi Pada Viparita DandasanaEka Pada GalavasanaEka Pada Koundinyasana IimagesVasisthasanaVishwamitrasanaVisvamitrasanaAdho Mukha Vrksasanakapotasana

Receitas Ayurveda

Pomada para as dores articulares de Vata

Massajar a zona dorida com Bálsamo de Tigre (branco), deixar secar, voltar a massajar com óleo de sésamo quente e repousar uma botija de água quente na zona massajada.

 

Ah… e não abusar em Padmasana! Smiley piscando


om (2)

Receitas Ayurveda

Chá de gengibre, canela e erva doce

Indicado para as dores e melhora a digestão.

Receita: uma colher de sopa [rasa] de sementes de erva doce, um pau de canela e mais ou menos 2,5cm de gengibre em rodela para um litro de água. O sabor muda de acordo com o tempo de infusão: a erva doce é predominante no início, o gengibre um pouco mais tarde e, se ferver mais de 4 ou 5 minutos, a canela sobressai.

 

Para acompanhar com…

 

Bolo de gengibre e canela com frutos secos

Ingredientes

200 g farinha de trigo
40 g manteiga
9 c. sopa de leite
1 c. sopa de mel
2 c. sopa de açúcar moreno Sores
1 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de erva doce moída
1 c. chá de gengibre em pó
1 c. chá de canela em pó
100 g fruta cristalizada aos cubos
50 g frutos secos ( nozes, passas, avelãs)
sumo e raspa de 1 laranja
3 ovos
farinha q.b.
açúcar em pó q.b.

1. Num tacho leve ao lume o leite com a manteiga e deixe derreter. Junte o açúcar e o mel e sempre em lume brando,mexendo , deixe o açúcar derreter por completo. Retire este preparado do lume e deixe arrefecer por completo.

2. Numa tigela larga coloque a farinha peneirada, o fermento, a canela, o gengibre e a erva doce e mexa. Junte então os ovos, o sumo e raspa da laranja e mexa bem para misturar os ingredientes. Vá juntando aos poucos a mistura do leite com o açúcar e mexa bem até obter uma massa homogénea. Junte então os frutos secos e por fim as frutas cristalizadas ( previamente polvilhadas com farinha). Envolva bem para  que tudo se distribua de forma igual.

3. Deite a massa numa forma tipo bolo inglês ( untada caso não seja de silicone) e leve ao forno pré-aquecido a 200º C ( forno elétrico com ventoinha) durante cerca de 40 minutos ou até confirmar que o bolo está devidamente cozido.