Surya Namaskarah

A sequência mais presente no ocidente é certamente a quente saudação ao sol. O nome sânscrito da sequência, surya namaskarah, é literalmente traduzido como “reverência ao sol” (Surya = Sol e Namaskarah = Saudação).

Esta sequência possui algumas posturas que trabalham todo o corpo e são executadas na forma de Vinyasa (sequência de posições que são feitas acompanhado a respiração).

Trata-se de uma prática antiga que ao longo do tempo teve algumas variações acrescentadas a sua execução. Existem outros elementos como mantras que podem ser feitos com esta prática, tal como a apresentada pelo yogi Walter Ruta (ver post http://puraprana.blogspot.pt/2013/12/surya-namaskarah.html).

Enquanto fazemos todos os movimentos desse ciclo (que possui várias versões), começamos a incorporar a energia solar, aquecendo todo o ser de dentro para fora, pois esta sequência aquece, energiza, dinamiza, alonga as pernas e braços, e dá mobilidade `a coluna vertebral. Os movimentos são contínuos, fluidos, cada posição conduz a posição seguinte. Cada posição alonga o corpo de um maneira diferente, expandindo e contraindo o tórax, regulando o ritmo da respiração.

Deixe a energia do elemento fogo, fluir. O Sol é vida, é saúde, é energia na nossa vida. Permita que a respiração flua, inspirando e expirando, sentindo o ar entrando e saindo, sincronizando com o movimento do corpo. O movimento é suave, deve transmitir leveza. Leveza do corpo, leveza da mente.

Lembre-se de respeitar os limites do seu corpo, faça no seu ritmo.


Suryanamaskar


 

Nos dias em que nos encontramos mais cansados, ansiosos ou agitados, é bom saber que surya namaskar tem uma sequência irmã tranquilizante conhecida como Chandra namaskarah, ou saudação à lua.

Namastê2